Bitcoin. Bolha ou não bolha: eis a questão?! - Universo das Leis
16162
post-template-default,single,single-post,postid-16162,single-format-standard,woocommerce-no-js,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,columns-3,qode-product-single-tabs-on-bottom,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-17.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.5,vc_responsive
 

Bitcoin. Bolha ou não bolha: eis a questão?!

moedas digitais bolha ou não bolha

Bitcoin. Bolha ou não bolha: eis a questão?!

Desde o início do 2017, quando as moedas digitais começaram a ficar mais conhecidas pela população em geral, o valor de 1 Bitcoin passou de pouco menos de 900 dólares, para um pico de mais de 19.000 dólares em dezembro, voltando a valer menos de 10.000 em alguns momentos nos últimos dias (meados de janeiro/2018).

bitcoin bolha ou não bolha

Durante todo esse período de forte valorização e queda brusca, sempre havia um monte de gente dizendo que o Bitcoin (e todas as outras moedas digitais) é uma bolha e vai estourar logo. Mas até que ponto isso é verdade? E, ainda que seja verdade, isso realmente importa?

Primeiro, o que é uma bolha?

De modo bem simples, é a situação em que o preço de algo sobe muito mais do que os seus valores fundamentais. Pensem em uma situação em que algo que tem uma demanda “normal” (tulipas, imóveis em Miami, moedas antigas) começa a se valorizar. Algumas pessoas percebem e compram como um investimento. Com o aumento da demanda, o preço sobe. Cada vez mais pessoas querem lucrar e o preço continua subindo. Um pessoal começa a fica milionário, a notícia se espalha, todo mundo vira especialista, ninguém quer ficar de fora, até que, um dia, sem aviso:

moedas digitais bolha ou não bolha

Inicialmente, a função idealizada para o Bitcoin por Satoshi Nakamoto era a de um sistema de pagamentos que funcionasse sem dependência de um terceiro, dispensando bancos centrais e instituições financeiras. A demanda “normal” do Bitcoin seria, então, os entusiastas da tecnologia e quem precisasse usá-lo como meio de pagamento ou reserva de valor (por exemplo, em países com hiperinflação).

Isso significa que toda essa gente comprando Bitcoin quer fazer pagamentos?

Definitivamente NÃO! A utilização da moeda como meio de pagamento em larga escala ainda tem uma série de dificuldades. Então todo mundo quer usar como reserva de valor? Algumas pessoas provavelmente sim, mas me parece improvável que seja tanta gente assim a ponto de causar essa valorização estratosférica.

Então o que sobra?

Especulação mesmo. Comportamento de manada. Isso significa, então, que é mesmo uma bolha? Talvez. Ninguém pode ter certeza que sim até que ela estoure. Mas, ainda que seja, isso é realmente um problema?

No início de 2013, o valor do Bitcoin subiu em menos de um mês de aproximadamente 40 dólares para mais de $220, após uma pequena onda de atenção da mídia. E, depois, caiu repentinamente para menos de 100 dólares:

 

bitcoin bolha ou não bolha

Fonte: The CoinTelegraph

 

No ano seguinte, início de 2014, o escândalo da bolsa Mt. Gox ameaçou acabar com o futuro da moeda, levando a uma queda de $867 para $439 em 20 dias!

 

bitcoin bolha ou não bolha

Fonte: The CoinTelegraph

 

Quedas bruscas de valor, portanto, não são novidades. Assim como os períodos de valorização que seguem essas quedas. E isso não vale apenas para moedas digitais. Em dezembro de 1999, as ações de uma empresinha de tecnologia chamada Amazon valiam $113. A bolha das empresas de tecnologia (dotcom) estourou, a Amazon (surpresa!) sobreviveu, mas suas ações somente alcançaram o mesmo valor de novo em outubro de 2009, quase 10 anos depois. Hoje (18/01/18), elas valem $1.293. No curto prazo, era um mau negócio. No longo prazo… Ou seja, bolha ou não, o tempo provavelmente deixará claro os valores fundamentais de Bitcoin (ou a falta deles), independentemente das variações de curto prazo.

Victor Fernandes
victor@universodasleis.com

Victor Fernandes – Viciado em música, cinema e lutas, não necessariamente nessa ordem. Advogado nas horas vagas. Mestre pela FGV/SP e LL.M. pela New York University.

Sem Comentários

Adicione um Comentário